O Hospital dispõe de um sistema de radiologia digital, que permite radiografar com elevada qualidade de imagem, possibilitando um diagnóstico mais preciso.
Na radiologia digital não são utilizadas películas ou líquidos de revelação nocivos ao ambiente. A revelação é feita exclusivamente por computador, permitindo trabalhar a imagem de forma a obter o maior detalhe possível, reduzindo as repetições desnecessárias e consequentemente a radiação a que o doente é exposto.
Radiologia de contraste
- Uretrocistografias: exame em que é introduzido um líquido de contraste na uretra e bexiga, facilitando o diagnóstico de alterações da anatomia destas estruturas, como por exemplo tumores.
- Trânsito baritado: exame em que é administrado por via oral um meio de contraste (bário) permitindo o estudo do trânsito gástrico e intestinal para detetar diversas patologias, nomeadamente obstrutivas.
- Angiografia: exame radiográfico em que o meio de contraste é injetado nas veias permitindo o estudo de trajetos circulatórios e suas alterações.
Radiografia de despiste da Displasia
Exame radiográfico característico para despistar a patologia Displasia de Anca. Consiste na realização de várias radiografias, em posições específicas de modo a permitir a medição dos ângulos de inserção do fémur na bacia. O animal encontra-se sob anestesia geral. Este exame permite avaliar e classificar a patologia em vários graus: grau A (ausente de displasia) até ao grau E (displasia grave).
De igual modo se procede para o despiste de Displasia do cotovelo.
É sempre emitido um certificado com o diagnóstico de presença ou ausência de displasia e o respetivo grau.
Quando requerido, fazemos o despiste oficial, com envio dos exames para as entidades oficiais de certificação.