Os coelhos têm-se tornado, nos últimos anos, um popular animal de estimação graças ao seu temperamento dócil e sociável. Contudo, à semelhança de outras espécies, os cuidados médico-veterinários são indispensáveis para que possam viver uma vida longa e saudável.
Tal como os cães e os gatos, esta espécie está também sujeita a infestações parasitárias, tanto internas (lombrigas, ténias, etc) como externas (ácaros, pulgas, etc), pelo que a prevenção ou tratamento através da administração de desparasitantes adequados é de extrema importância.
O plano vacinal deve ser iniciado aos 3 meses de idade e visa protegê-los contra duas doenças víricas: a mixomatose e a calicivirose (mais conhecida por doença hemorrágica viral). A vacinação deve obedecer a uma periodicidade anual.
Deste modo, deve trazer o seu coelho ao médico veterinário no mínimo uma vez por ano. Além da vacinação e desparasitação, a consulta é o momento oportuno para esclarecer dúvidas relativas à alimentação, alojamento, higiene, entre outras, bem como para despistar problemas tão comuns como o sobrecrescimento dentário e a formação de bolas de pêlo.
Drª Daniela Cardoso