Casos Clínicos
Cálculos Urinários
Hérnia Diafragmática
Cálculos Urinários
Em cães e gatos, a incidência de doenças do trato urinário inferior é bastante elevada. Estas doenças podem afetar os ureteres, a bexiga e a uretra. Uma das causas mais importantes deste tipo de afeções é a formação de cálculos urinários.
O Myko deu entrada no nosso hospital com alterações na micção.
Hérnia Diafragmática
A hérnia diafragmática caracteriza-se pela passagem das vísceras abdominais para a cavidade torácica, após a rotura do diafragma, que é o músculo responsável pela separação das duas cavidades. A hérnia diafragmática pode ser de origem congénita (quando há desenvolvimento incompleto e defeituoso do músculo) ou adquirida (nos casos de traumatismos como atropelamento, quedas, entre outros).
Os órgãos abdominais (principalmente o fígado, baço, intestino e as vezes o estômago) quando passam para a cavidade torácica comprimem os pulmões causando dificuldade respiratória.
Perfuração intestinal por chumbo
Ácaros em coelhos
Perfuração intestinal por chumbo
A Mikas deu entrada no nosso hospital a respirar de boca aberta e em choque. Os donos encontraram-na com esta sintomatologia após ter regressado da rua.
Após ter sido colocada a oxigénio e a soro para estabilizar, foi realizado um exame físico onde se observou mucosas ligeiramente pálidas, desconforto abdominal e a presença de uma ferida penetrante abdominal direita.
Ácaros em coelhos
Os coelhos e os roedores são frequentemente afetados por ácaros.
A maioria dos ácaros vivem sobre a superfície da pele do hospedeiro e alimentam-se de descamações epiteliais. No coelho, o Psoroptes cuniculi localiza-se fundamentalmente no pavilhão auricular, enquanto a Cheyletiella parasitivorax localiza-se no pelo, assim como o Listroporus gibbus.
A Cheyletiella parasitivorax pode ser transmissora do vírus da mixomatose nos coelhos. Este ácaro tem impacto na saúde pública uma vez que, apesar de raro, pode afetar o homem.
Hérnia discal toracolombar
A hérnia discal é a protusão do disco intervertebral para fora da sua localização anatómica normal, com possível compressão das estruturas nervosas vizinhas.
As lesões discais podem provocar dificuldade de locomoção nos nossos animais. Esta dificuldade de se locomover pode ser parcial, ou seja, o animal sente os membros (reage à dor) mas tem dificuldade para andar, ou total, quando existe ou não sensibilidade nas patas, mas o animal não se locomove (paralisia).
Normalmente, quando o animal não reage à dor por mais de 24 horas (ausência de sensibilidade), a paralisia pode ser permanente na ausência de intervenção médica imediata.
A Debbie deu entrada no Hospital com paralisia dos membros posteriores. Esta sintomatologia tinha surgido há poucas horas e de forma aguda.
Babesiose – febre da carraça
A babesiose, vulgarmente designada por “febre da carraça”, é uma doença causada por um protozoário (babesia spp), cuja transmissão é feita pela picada de uma carraça infectada.
Corpo estranho esofágico
Um corpo estranho é um objeto que o animal consegue engolir mas não consegue eliminar, ficando preso de forma parcial ou total e impedindo a passagem dos alimentos. Estes objectos devem ser removidos o mais rapidamente possível para não provocarem uma perfuração…
Fratura do olecrâneo
O Pepe caíu do 3º andar e veio de urgência ao nosso hospital.