Meios de Diagnóstico

Os serviços que o Hospital Veterinário da Póvoa disponibiliza aos seus animais
 

Análises Clínicas

O Hospital Veterinário da Póvoa dispõe nas suas instalações de um laboratório bem equipado.

Este permite um apoio específico no diagnóstico e/ou no acompanhamento do doente. Possibilita a melhor prática clínica pela rápida obtenção de resultados. De entre os diversos aparelhos presentes no laboratório, destacam-se: o hemograma, a bioquímica sérica, o microscópio e a análise de urina.

 

Ecografia

Dispomos de um ecógrafo de elevada qualidade, que possibilita a visualização de quase todos os órgãos internos. São exemplos da sua utilização: a realização de diagnósticos de gestação; visualização de cálculos urinários; deteção de tumores; entre outros. São muitos os diagnósticos, que assim, de forma rápida e económica, se podem realizar, permitindo que haja uma resposta médica rápida e precoce.

Ecocardiografia

Esta técnica mais específica fornece-nos uma informação precisa sobre a anatomia e a função cardíaca, o que pode influenciar a abordagem clínica ao doente. Desta forma, permite-nos avaliar: o tamanho das câmaras cardíacas e função cardíaca, o movimento valvular e a sua função, a direção, força e velocidade da corrente sanguínea e a informação hemodinâmica, tal como a identificação de neoplasias e avaliação de acumulação de fluido anormal.

 

Eletrocardiograma (ECG)

O eletrocardiograma é um exame relativamente simples, no qual se regista a variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração, permitindo avaliar e localizar eventuais patologias cardíacas. São registados os batimentos, a força e o ritmo do coração.

Muitos problemas cardíacos alteram, de forma distinta, a atividade elétrica do coração e, deste modo, surgem registos diferentes, o que ajuda o Médico Veterinário a diagnosticar os possíveis problemas cardíacos existentes. Exemplos destes são: o défice de irrigação do músculo cardíaco, o batimento irregular do coração (arritmias), a falta de força no bombeamento do sangue, o espessamento das paredes cardíacas (cardiomiopatia hipertrófica), a dilatação cardíaca, entre outras.

 

Endoscopia e Colonoscopia

A endoscopia é exame de diagnóstico muito útil para observar o trato gastrointestinal e o trato respiratório, permitindo realizar biopsias, se necessário. É também, muitas vezes, utilizado para determinados procedimentos como a remoção de corpos estranhos, evitando-se assim a intervenção cirúrgica.

Permite então a observação das paredes de determinados órgãos como o estômago e intestinos, e a investigação de problemas respiratórios, quer das vias aéreas superiores (nariz, faringe e traqueia), quer das vias aéreas inferiores (brônquios e pulmões) -rinoscopias e broncoscopias, respetivamente.

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a observação do intestino grosso e porção distal do íleo.

 

Anatomia Patológica e Citologia

Para o diagnóstico definitivo de muitas patologias é essencial a avaliação de tecidos ou líquidos orgânicos, ou seja, a observação ao microscópio de cortes de tecidos retirados de órgãos suspeitos de estarem afetados por alguma patologia.

Assim se pode distinguir um nódulo de um tumor maligno, por exemplo, ou um líquido inflamatório de outro tipo de líquido, com presença de bactérias ou mesmo células tumorais.

 

Lâmpada de Wood

A lâmpada de Wood é útil no diagnóstico de Dermatofitose, doença vulgarmente conhecida como “Tinha”.

Este aparelho emite luz ultravioleta que produz uma fluorescência amarelo-esverdeada (devido a presença de um metabolito fúngico nos pêlos), em animais que apresentam a patologia em questão.

 

Medição da Pressão

A hipertensão é uma patologia frequente nos nossos animais.

O Hospital Veterinário da Póvoa dispõe de um aparelho de alta definição que permite avaliar a pressão sistólica, diastólica e média, bem como o pulso dos animais e diagnosticar patologias subjacentes.

 

Radiologia Digital

O Hospital dispõe de um sistema de radiologia digital, que permite radiografar com elevada qualidade de imagem, possibilitando um diagnóstico mais preciso.

Na radiologia digital não são utilizadas películas ou líquidos de revelação nocivos ao ambiente. A revelação é feita exclusivamente por computador, permitindo trabalhar a imagem de forma a obter o maior detalhe possível, reduzindo as repetições desnecessárias e consequentemente a radiação a que o doente é exposto.

Radiologia de contraste

  • Uretrocistografias: exame em que é introduzido um líquido de contraste na uretra e bexiga, facilitando o diagnóstico de alterações da anatomia destas estruturas, como por exemplo tumores.
  • Trânsito baritado: exame em que é administrado por via oral um meio de contraste (bário) permitindo o estudo do trânsito gástrico e intestinal para detetar diversas patologias, nomeadamente obstrutivas.
  • Angiografia: exame radiográfico em que o meio de contraste é injetado nas veias permitindo o estudo de trajetos circulatórios e suas alterações.

Radiografia de despiste da Displasia

Exame radiográfico característico para despistar a patologia Displasia de Anca. Consiste na realização de várias radiografias, em posições específicas de modo a permitir a medição dos ângulos de inserção do fémur na bacia. O animal encontra-se sob anestesia geral. Este exame permite avaliar e classificar a patologia em vários graus: grau A (ausente de displasia) até ao grau E (displasia grave).

De igual modo se procede para o despiste de Displasia do cotovelo.

É sempre emitido um certificado com o diagnóstico de presença ou ausência de displasia e o respetivo grau.

Quando requerido, fazemos o despiste oficial, com envio dos exames para as entidades oficiais de certificação.